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20 de junho de 2011, às 00h08min
Respondida
Rio de Janeiro - RJ

Pior programa de milhagem do mundo!!!

É uma vergonha! Uma empresa como a TAM costuma se vangloriar de que é uma empresa preocupada com a satisfação de seus clientes, mas na prática não é isto que se observa. Mais uma vez venho postar aqui uma mensagem contra a TAM, tendo em vista que o meu problema (ou melhor, o problema dos créditos de pontos na conta do Fidelidade da minha esposa ainda não foram solucionados). Abaixo segue um histórico de todo o problema: Dia 06/03/2011 – Eu, Rafael Costa Jordão, membro do Programa Fidelidade da TAM número 0035967863, e minha esposa, Hellen Muller Jordão, também membro do Programa Fidelidade da TAM número 0033274248, efetuamos o check-in no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, no vôo LA 0773, operado pela LAN CHILE, com destino à Santiago do Chile. Durante o processo de chec-in, a funcionária da LAN que nos atendeu, por desatenção, acabou digitando incorretamente o penúltimo algarismo do cartão fidelidade da minha esposa (ao invés de 4, ela digitou o algarismo 7), erro que só perceberíamos posteriormente, após o nosso retorno ao Brasil em 13/03/2011. Durante a viagem ao Chile, foram efetuados 4 vôos, a saber: Data Hora Origem Destino Vôo 06/03/11 17:55 Rio de Janeiro Santiago LA 0773 07/03/11 14:30 Santiago Calama LA 0154 13/03/11 09:25 Calama Santiago LA 0143 13/03/11 12:55 Santiago Rio de Janeiro LA 0772 Dia 17/03/2011 – Enviei uma mensagem eletrônica à TAM (progfidelidade@tam.com.br), explicando o ocorrido e solicitando o correto crédito das milhas na conta do TAM Fidelidade da minha esposa (número 0033274248 e não 0033274278) e enviando em anexo a cópia do bilhete eletrônico e a cópia do bilhete de embarque dela. Dia 20/03/2011 – Recebi mensagem eletrônica da TAM (progfidelidade@tam.com.br) informando que a minha solicitação de pontos havia sido recebida e encaminhada ao setor responsável. Além disso, pediram que eu aguardasse a análise do meu pedido e acompanhasse o respectivo extrato através do site para certificar-me de que a pontuação havia sido creditada. Dia 21/03/2011 – Recebi mensagem eletrônica da TAM (progfidelidade@tam.com.br) com conteúdo praticamente idêntico àquele da mensagem recebida no dia anterior. Dia 30/03/2011 – Encaminhei nova mensagem à TAM (progfidelidade@tam.com.br) manifestando o meu descontentamento com o atraso na regularização das milhas da minha esposa, fazendo uma comparação entre diferentes programas de milhagem e ainda ressaltando o problema que enfrentei junto à TAM em 2010 para regularização do crédito de um vôo operado pela TAM no programa do TAP Victoria. Destaquei também a minha não concordância com o crédito único de 1.000 milhas no trecho da volta em que ocorreram dois vôos da LAN e não apenas um. Exigi um retorno rápido da TAM na solução do problema. Dia 05/04/2011 – Sem obter qualquer resposta da TAM, encaminhei nova mensagem eletrônica à empresa, manifestando novamente o meu descontentamento com o atraso na resposta. Dia 06/04/2011 – Recebi mensagem eletrônica da TAM esclarecendo a minha dúvida com relação ao regulamento do Programa Fidelidade, informando que o mesmo, independentemente de conexões e/ou escalas que existam no percurso, um trecho é considerado de sua origem até o destino final. Lembramos que a mesma regra é adotada para utilização de pontos, ou seja, independentemente do número de escalas e/ou conexões que houverem num vôo de ida ou volta na América do Sul, serão necessários 10.000 pontos. Para o outro assunto (crédito das milhas na conta da minha esposa) não houve qualquer resposta. Dia 16/04/2011 – A minha esposa recebeu uma mensagem absurda da TAM informando que a solicitação de pontuação requerida para os 4 (quatro) vôos realizados não pode ser atendida pois os mesmos já haviam sido creditados em outro programa de milhagem. Um ABSURDO, tendo em vista que não houve pontuação em lugar algum – o número do TAM Fidelidade que a funcionária da LAN CHILE havia registrado equivocadamente simplesmente não existe!!! Na mesma data, encaminhei uma nova mensagem à TAM destacando a total falta de respeito (descaso) demonstrada com o cliente e enviando (mais uma vez) os comprovantes do bilhete eletrônico e bilhetes de embarque da minha esposa. Dia 28/04/2011 – Após longos 12 (doze) dias de espera – pasmem senhores, a TAM me manda uma nova mensagem informando que a minha solicitação de pontos havia sido recebida (aquela mesma do dia 16/04) e encaminhada ao setor responsável e que, assim que o processo fosse finalizado, eu receberia uma resposta através de e-mail ou correio. O prazo para conclusão da análise estipulado pela empresa era de 30 dias corridos a partir da data da abertura do processo pelo setor responsável (ou seja, na pior das hipóteses 28 de maio). Desde então não recebi mais qualquer satisfação da TAM. Lamentável...
Resposta da Empresa:
22 de agosto de 2011, às 09h05min
Colocamos à disposição o serviço Fale com o Presidente pelo telefone 0800-123200 (de 2ª. a 2ª. feira, 24h por dia), pelo site www.tam.com.br (ícone Fale com o Presidente) ou pelo fax 0800-123900.


Atenciosamente,


Ouvidoria Fale com o Presidente
TAM Linhas Aéreas S/A

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