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07 de março de 2012, às 17h00min
Respondida
Rio de Janeiro - RJ

Saldo devedor de empréstimo

Gostaria de registrar meu descontentamento com o Serviço de Atendimento ao Cliente do banco BMG. Contratei um empréstimo em meados do ano passado e gostaria de quitá-lo antecipadamente. Na sexta-feira passada, liguei para o 0800-723-2012, e fui instruído a procurar um correspondente BMG mais próximo para retirar um formulário de solicitação de quitação de empréstimo e enviá-lo a um endereço em Belo Horizonte. Começa aí o absurdo: queria somente saber de quanto é o meu saldo devedor, e o banco poderia simplesmente informá-lo por telefone, sem essa burocracia toda. A atendente me disse que, além do preenchimento do formulário, bastava anexar a cópia de comprovante de endereço (conta de telefone, água ou luz), sem autenticação. Perguntei a ela se era necessário enviar cópia de RG e CPF, e ela disse que não. Na segunda-feira, encaminhei o formulário e a cópia da conta de telefone para o endereço de BH indicado (Rua Álvares Cabral, Santo Agostinho, Belo Horizonte). Hoje, quarta-feira, uma funcionária do BMG no Rio de Janeiro me ligou, dizendo que o banco havia recebido a minha solicitação, mas novamente me dando informações imprecisas. Primeiro, disse que minha solicitação de saldo devedor não poderia ser atendida porque o formulário não continha código de barra. Minutos depois, ela se corrigiu e disse que o problema não era a falta do tal código de barras, e sim a cópia do RG e do CPF. Ora, a atendente de segunda-feira foi bem clara ao dizer que não era preciso enviar essas cópias... Por que agora passou a ser? Só posso concluir que o banco BMG quer sonegar um direito básico do consumidor: ter acesso à informação sobre o saldo devedor. A atendente do Rio de Janeiro, que me ligou hoje (quarta-feira), disse que eu poderia resolver esse problema indo até a agência do Engenho de Dentro. Ocorre que essa agência fica a quilômetros da minha casa. E eu me sinto [alterado automaticamente pelo denuncio], no meu direito básico à informação. Será que não é mesmo possível ser informado sobre o saldo devedor por telefone? Esse procedimento de vocês dificulta a vida da gente, tornando burocrático algo que não deveria sê-lo. Já tomei todas as providências solicitadas pelo banco, gastei dinheiro com Sedex e, ainda assim, a informação solicitada me foi sonegada. Diante dessa situação, exijo que a informação sobre o saldo devedor seja dada o mais rápido possível, por telefone ou e-mail, ou não terei dúvidas quanto a procurar o PROCON-RJ e me informar sobre meus direitos.
Resposta da Empresa:
17 de fevereiro de 2016, às 18h02min
Prezado Pedro,


Em relação a sua reclamação registrada junto ao site DENUNCIO, aclaramos que estamos a inteira disposição para possíveis esclarecimentos ainda existentes, através dos nossos Canais de Atendimento:

BANCO BMG - CANAIS DE ATENDIMENTO
Central de Relacionamento 0800 031 8866
SAC 0800 979 9099
SAC Deficientes Auditivos e de Fala 0800 979 7333
Ouvidoria 0800 723 2044
BANCO BMG - CARTÕES DE CRÉDITO
Central de Relacionamento BMG CARD 4002 7007 (Capitais)
0800 770 1790 (Interior)
Central de Relacionamento BMG MASTER 4002 7007 (Capitais)
0800 770 1790 (Interior)
SAC Cartões de Crédito 0800 979 9099
SAC Cartões - Deficientes Auditivos e de Fala 0800 979 7333

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