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07 de março de 2012, às 17h00min
Realizada
Rio de Janeiro - RJ

Saldo devedor de empréstimo

Gostaria de registrar meu descontentamento com o Serviço de Atendimento ao Cliente do banco BMG. Contratei um empréstimo em meados do ano passado e gostaria de quitá-lo antecipadamente. Na sexta-feira passada, liguei para o 0800-723-2012, e fui instruído a procurar um correspondente BMG mais próximo para retirar um formulário de solicitação de quitação de empréstimo e enviá-lo a um endereço em Belo Horizonte. Começa aí o absurdo: queria somente saber de quanto é o meu saldo devedor, e o banco poderia simplesmente informá-lo por telefone, sem essa burocracia toda. A atendente me disse que, além do preenchimento do formulário, bastava anexar a cópia de comprovante de endereço (conta de telefone, água ou luz), sem autenticação. Perguntei a ela se era necessário enviar cópia de RG e CPF, e ela disse que não. Na segunda-feira, encaminhei o formulário e a cópia da conta de telefone para o endereço de BH indicado (Rua Álvares Cabral, Santo Agostinho, Belo Horizonte). Hoje, quarta-feira, uma funcionária do BMG no Rio de Janeiro me ligou, dizendo que o banco havia recebido a minha solicitação, mas novamente me dando informações imprecisas. Primeiro, disse que minha solicitação de saldo devedor não poderia ser atendida porque o formulário não continha código de barra. Minutos depois, ela se corrigiu e disse que o problema não era a falta do tal código de barras, e sim a cópia do RG e do CPF. Ora, a atendente de segunda-feira foi bem clara ao dizer que não era preciso enviar essas cópias... Por que agora passou a ser? Só posso concluir que o banco BMG quer sonegar um direito básico do consumidor: ter acesso à informação sobre o saldo devedor. A atendente do Rio de Janeiro, que me ligou hoje (quarta-feira), disse que eu poderia resolver esse problema indo até a agência do Engenho de Dentro. Ocorre que essa agência fica a quilômetros da minha casa. E eu me sinto [alterado automaticamente pelo denuncio], no meu direito básico à informação. Será que não é mesmo possível ser informado sobre o saldo devedor por telefone? Esse procedimento de vocês dificulta a vida da gente, tornando burocrático algo que não deveria sê-lo. Já tomei todas as providências solicitadas pelo banco, gastei dinheiro com Sedex e, ainda assim, a informação solicitada me foi sonegada. Diante dessa situação, exijo que a informação sobre o saldo devedor seja dada o mais rápido possível, por telefone ou e-mail, ou não terei dúvidas quanto a procurar o PROCON-RJ e me informar sobre meus direitos.
Resposta da Empresa:
24 de abril de 2014, às 15h40min
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