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23 de dezembro de 2010, às 10h49min
Respondida
Curitiba - PR

TAM - Extravio de Bagagem

***A situacao*** Voo internacional com duas conexoes nacionais nos respectivos paises. Dois volumes de bagagem novamente nao chegaram em Guarulhos. No meu destino final fiz o Relatório de Irregularidade de Bagagem que em letras pequenas no final expressa "Este documento näo envolve qualquer reconhecimento de responsabilidade". Isso ja me aconteceu outras vezes com a mesma empresa entao achei necessario colocar aqui. __Difícil lição, evite despachar coisas que podem näo podem ser perdidas__ ***A promessa*** Quem preenche o relatorio é o funcionario que pede para que os dados sejam ditados, fazendo com que aprx. 20-30 outras pessoas esperassem enquanto eu soletava dados pessoais e de bagagem. Repetiu inumeras vezes que a TAM entrega a mala no dia seguinte em casa o que obviamente nao aconteceu. Me vi obrigado a comprar roupas novas e estou sem os presentes de Natal (min 600€). Fora isso havia coisas de valor imaterial relativo ao meu doutorado. __Lição para TAM, se näo consegue cumprir a promessa nao prometa. Acredito que esse tipo de coisas todos brasileiros já conhecem e nem todos estao de acordo. Lição para passageiros, o que eles afirmam não corresponde ao que acontece__ ***O suporte*** No tal relatorio de irregularidade o há um carimbo com um n° de telefone e um email que säo completamente inúteis pois o telefone esta constantemente ocupado ou cai numa secretaria eletronica e assim como o email nao se recebe retorno. Liguei no setor de vendas (logico que em 20 min ja me atenderam) e peguei mais 4 numeros de telefone, um adicional do destino final e tres em sao paulo. Ha quatro dias que ligo o dia inteiro e ainda nao falei com ninguem. O email tambem nao foi respondido. Finalmente liguei no SAC "Fale com o presidente" e esperei por mais de uma hora para falar com uma atendente e teoricamente poder ajudar a melhorar essa empresa. Naturalmente que fiz algumas observacoes que sao as mesmas que farei ao Procon. Realmente, é vergonhoso o expresso descaso com os passageiros. __Lição, lamentalmente na era da informação é necessário ir ao aeroporto para obter quaisquer informações sobre extravio de bagagem__ +++++++Finalmente e concluindo há uma enorme e descarada falta de respeito e consideração para com o passageiro/consumidor/cliente partindo da empresa TAM Linhas Áreas S/A ++++++++
Resposta da Empresa:
19 de agosto de 2011, às 16h50min
Colocamos à disposição o serviço Fale com o Presidente pelo telefone 0800-123200 (de 2ª. a 2ª. feira, 24h por dia), pelo site www.tam.com.br (ícone Fale com o Presidente) ou pelo fax 0800-123900.


Atenciosamente,


Ouvidoria Fale com o Presidente
TAM Linhas Aéreas S/A

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